Endometriose na Adolescencia, Pode Isso?
- Kawana Schimidt
- 23 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Bom dia queridas leitoras, hoje aconteceu um milagre consegui postar pela manhã hehe, por isso vamos aproveitar e falar um pouco sobre endometriose na adelescencia, mais Kawana isso é possivel? minha filha,sobrinha,prima e etc só tem 8,9,10,11 anos e etc. Sim cara leitora é possivel, a endometriose pode se desenvolver desde o primeiro ciclo menstrual da mulher ou no caso da menina, as colicas da endometriose tende a piorar, por exemplo se a menina tem seu primeiro ciclo aos 8/9 anos, quando ela estiver com seus 13/14 anos as colicas estarão alcançando um pico alto de dor impedindo sua qualidade de vida escolar, social e familiar. Por tanto devemos estar atentos para a saude das nossas jovens meninas, colicas nãos são frescurars para faltar a escol/curso, colicas são reais e realmente pode conprometer o desenvolimento de uma jovem em idade escolar.
Cólicas fortes na adolescência já podem indicar endometriose. Desde a primeira menstruação ao redor dos 13 ou 14 anos, a doença pode se manifestar e progredir lentamente até a idade adulta, quando os sintomas ficarão mais evidentes e o comprometimento dos órgãos pélvicos poderão ser bastante acentuados. Entre 45 a 70% dos adolescentes com dor pélvica menstrual forte estão os potenciais portadores de endometriose. A cólica menstrual forte na adolescente não deve ser desconsiderada e sim bem avaliada por um ginecologista experiente e atualizado neste assunto, principalmente se houver histórico familiar. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor será a chance de complicações futuras como um alto índice de falta na escola, alterações de comportamento ao se auto-excluirem? de reuniões sociais e problemas psicológicos em decorrência da cólica e dor pélvica (Gao e cols 2006 e Klein e cols 1981).
Como no adulto, o diagnóstico de certeza deve ser feito pela videolaparoscopia, o que dificulta a conclusão diagnóstica uma vez que frequentemente os pais, por medo dos riscos de internação, preferem adiar a realização deste procedimento. Isto se torna um agravante da doença, pois a demora do diagnóstico pode, segundo estatísticas, chegar até 12 anos, causando piora do quadro. Muitas vezes os sintomas são confundidos com uma outra doença chamada Adenomiose que necessita de acompanhamento e tratamento diferente da endometriose.
Por isso as colicas e os outros sintomas que aparecem juntos com a colica devem ser muito bem investigados, nunca aceitem a opinião de apenas 1 medico, procure 2,3 ou até mais especialistas até voce e sua jovem menina estiverem seguras, exijam todos os exames que são necessarios, repita-os quantas vezes for necessario e lembrem-se levar uma menina ao ginecologista desde sua primeira menstruação evita desde a endometriose até um cancer de utero futuramente, portanto não descuide da saude das meninas.
コメント